PORTEIRINHA MG

PORTEIRINHA MG

PORTEIRINHA MG

Porteirinha foi na década de 70 e 80 uma grande produtora de algodão, sendo conhecida no período como a capital mineira do algodão. A estrutura econômica e a economia política se valiam deste arranjo produtivo para estabelecer a base de uma organização sócio-cultural que permanece até os dias de hoje.

Vários empresários fizeram fortuna nessa época pois recebiam dos produtores o algodão e o beneficiavam, negociando-o por um valor muito superior, e desta estrutura econômica surgiram as orientações da organização política que dominaram o cenário regional por mais de 30 anos.

Na segunda metade dos anos 80 a praga do bicudo aliada a competição agrícola, a queda do preço desta commodity no mercado regional e a falta de incentivos adversos a modernização da produção, mudaram o cenário do município, que entrou em crise economicamente, e hoje não tem nem uma cultura agrícola majoritária. A economia migrou para pecuária e monoculturas.

O município, que perdeu alguns distritos importantes como Nova Porteirinha, Serranópolis e Pai Pedro hoje vive uma realidade comum à maioria dos municípios norte mineiros, que necessitam de investimentos e subsídios para expandir o seu crescimento. O turismo parece ser uma saída, considerando que a região possui um grande potencial com a sua paisagem marcada pela Serra Geral onde se concentram cachoeiras, além de uma organização cultural regional forte e singular. No mês de julho acontece a festa de no distrito de Serra Branca, com quase cento e cinquenta anos de história. Outro evento importante é a Festa de Santos Reis que ocorre em 6 de janeiro com uma grande procissão.

TURISMO

O município que tem como principal ponto turístico a Cachoeira do Serrado (frequentemente o nome é confundido como erro de português, porém o Serrado é o nome próprio e não uma alusão ao cerrado).

Porteirinha é rodeada de grandes morros, e no ponto mais alto do morro mais alto, encontra-se o Cristo Redentor de Porteirinha, motivo de orgulho para os porteirinhenses. Essa estátua é conhecida por ser a terceira maior estátua do Brasil.

Porteirinha também possui o maior parque de exposições do norte de Minas, que recente menete foi ativado.

PREFEITO

Juracy Freire Martins (PP)
(20092013)

Publicação: 03-03-2011